Propostas de comunicação aceites


Investigador Tema GT
Amparo Novoa Palacios Pedagogías pertinentes para una Educación Religiosa Escolar de cara al siglo XXI Currículo, Identidade
Gleydes Silva Domingues Um olhar sobre os parâmetros curriculares do ensino religioso: eixos e dimensões para uma práxis educativa Currículo, Identidade
Adecir Pozzer Ensino Religioso na proposta curricular de Santa Catarina/Brasil: a construção de espaços polifônicos e interculturais Currículo, Identidade
Antonio Ribeiro Uchoa Diversidade e atitudes de alteridade em sala de aula Diversidade
Aurenéa Maria de Oliveira Relações de gênero e diversidade sexual: qual o lugar que mulheres sexualmente marginalizadas ocupam no currículo da disciplina de Ensino Religioso em escolas estaduais e municipais de Recife. Diversidade
Edivaldo José Bortoleto Da filosofia do espírito como filosofia da liberdade enquanto abertura ao debate religioso na América Latina Caribenha Diversidade
Giovana dos Anjos Ferreira
Tony Welliton da Silva Vilhena
As Ciências da Religião, o Ensino Religioso e o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira Diversidade
José Antônio Lages Ensino Religioso na escola pública: área de conhecimento para uma sociedade secularizada Diversidade
Lilian Blanck de Oliveira
Elcio Cecchetti
Diversidade Religiosa e Direitos humanos: conhecer, respeitar e conviver Diversidade
Lurdes Caron Currículo e ensino religioso: abordagens contemporâneas Diversidade
Maria do Rosário Pessoa Nascimento A formação religiosa: uma tarefa da família ou da escola? Diversidade
Marília De Franceschi Neto Domingos Diversidade e Ensino Religioso: Quando o aluno vira professor Diversidade
Reginaldo Pereira de Moraes
Mariana Maciel de Moraes
O Perigo de uma Diversidade “Daltônica”: em Busca por uma Diversidade Intermultireligiosa Diversidade
Rosalia Soares de Sousa
Wellcherline Miranda Lima
Pernambuco: retrato da pluralidade religiosa e necessidade de diálogo Diversidade
Sandra Aparecida Gurgel Vergne Arrancando o espinho das costas de Karaba – a construção de uma identidade positiva das populações afro-brasileiras através do ensino religioso Diversidade
Sérgio Rogério Azevedo Junqueira Concepções da Diversidade no Ensino Religioso brasileiro Diversidade
Thyeles Moratti Precilio Borcarte Strelhow O Ensino Religioso em sala de aula: provocações perspectivas para a superação do racismo Diversidade
Celso Gabatz Estado Laico e pluralismo religioso: o episódio da lei geral das religiões no Brasil Diversidade

Arnaldo Braga Avolio

Maria Elizabete Costa de Souza

Leidaci Candeia de Araújo

Ensino Religioso como disciplina escolar: um novo desafio para professor Formação
Ediana M. M. Finatto
Gilberto Oliari
A formação de professores de ensino religioso no PARFOR da UNOCHAPECÓ Formação
Jardelina Bispo do Nascimento
Krzysztof Dworak
Sandra Célia C. G. da S. S. de Oliveira
Formação e trabalho docente no contexto da diversidade cultural e religiosa: relatos de experiências no alto sertão da Bahia Formação
Luciano de Carvalho Lirio Interdisciplinaridade no ensino religioso – uma opção para portencializar os saberes do professor Formação
Maria José Torres Holmes Ensino Religioso: da Teoria à práxis educativa Formação
Raimundo Márcio Mota de Castro Ensino Religioso no Brasil: a situação da formação de professores no estado de Goiás Formação
Edile Maria Fracaro Pesquisas sobre o Ensino Religioso no Brasil Formação
Lourival José Martins Filho Ensino Religioso nos anos iniciais do Ensino Fundamental no Brasil: entre a solidão e a ousadia Formação
Sonia de Itoz A função social do “carisma” da instituição na educação da escola católica Instituições Privadas
Filipa Cunha O eu e o transcendente, em busca da resposta à pergunta sobre o sentido da vida – Partilha e experiência Instituições Privadas
Claudilene Christina de Oliveira
Rosana Castro de Luna Rezende
Metodologias e Recursos Metodologias e Recurso
Sidney Allessandro da Cunha Damasceno Práticas didáticas pedagógicas no ensino religioso: o que dizem os símbolos Metodologias e Recurso
Noêmia dos Santos Silva Religiosidade e cidade num contexto plural Metodologias e Recurso
Brígida Karina Liechocki Nogueira Silva O lúdico no Ensino Religioso Metodologias e Recurso
Claudia Regina Condello Candido de Oliveira Kluck A memória do livro didático de Ensino Religioso Metodologias e Recurso
Ângela Maria Ribeiro Holanda O Ensino Religioso nos sistemas de ensino: avanços, desafios e perspectivas Sistema de Ensino
Gisela I. W. Streck A educação religiosa na família: desafios para o Ensino Religioso nas escolas públicas no Brasil Sistema de Ensino
Ricardo Caetano O Ensino da religião e moral na escola pública, entre 1910 e 2004 Sistema de Ensino
Michelle Razuck Arci Machado O Ensino Religioso Confessional Protestante: Discutindo a Proposta Comeniana de Interação Didático-Pedagógica.
Paulo Felipe Teixeira Almeida Pequenos grupos andragógicos (pgas): alternativa de acolhida, de convivência e de aprendizado bíblico criativo